Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MUSICPORTUGAL

APOIAMOS O TALENTO NACIONAL

MUSICPORTUGAL

PUBLICIDADE

14 de Agosto, 2017

Porque comemos Bolas de Berlim na praia?

A histรณria repete-se em quase todas as praias de Portugal e provavelmente poderรก deixar muitos turistas e portugueses incrรฉdulos... porque gostam os portugueses de comer bolas de berlimย (um bolo pesado e frito) ร  beira-mar? Fui procurar a resposta na internet!

ย 

Antes de mais, sabias queย os portugueses consomem em mรฉdia,ย duzentas mil bolas de berlim por dia?ย ร‰ o terceiro bolo mais vendido no paรญs, apenas ultrapassado pelos pastรฉis de nata e os croissants.

Dificilmente se sabe a origem deste hรกbito dos portugueses comerem bola de berlim na praia. A verdade รฉ que as bolas de berlim sรฃo trazidas atรฉ nรณs num contexto de tranquilidade e muitas vezes de fรฉrias, nรฃo querendo arruinar o momento mรกgico que รฉ comer uma bolinha com creme na praia, deitado na toalha, e de forma econรณmica. Existe uma tese que defende que as bolas de berlim sรฃo um sucesso porque รฉ um contraste do doce com o salgado. Ou seja, quando se tem a boca com sal depois de ter ido ao banho, sabe bem comer alguma coisa doce.

O prรณprio formato do doce รฉ tambรฉm um motivo... รฉ fรกcil de se agarrar e comer na praia, e se por acaso nos sujarmos com o creme e o aรงรบcar, sabemos que podemos ir logo ao banho.

ย 

A moda pegou e agora รฉ tradiรงรฃo, mas antigamente sรณ se vendiam bolas sem creme na praia, por uma questรฃo de ser mais apropriado ao calor. Anos mais tarde, os vendedores comeรงaram tambรฉm a levar bolas com creme.

ย 

Noutros casos, no norte do paรญs, tambรฉm podemos encontrar nas praias, vendedores de bolachas americanas e batatas fritas artesanais, que sรฃo uma maravilha! Os gelados na praia jรก foram uma moda... agora come-se um gelado nas gelatarias perto das praias! Agora a moda das bolas de berlim รฉ para continuar!

ย 

Depois de teres lido este artigo, imagino que agora te apeteรงe comer uma bola de berlim... eu acredito, pois tambรฉm fiquei com esse desejo!

ย 

bolasdeberlim.png