Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MUSICPORTUGAL

APOIAMOS O TALENTO NACIONAL! 🇵🇹

28.09.15

"A RTP1 está outra" - Novidades na RTP


Tiago Ferreira

O grupo RTP promete bastantes novidades para o início de outubro... novas identidades visuais, novos separadores, modificação das grelhas de programação, a introdução de um novo canal e muito mais! As novidades foram divulgadas num evento, designado por "OPEN DAY". A RTP no seu canal oficial do YOUTUBE (que pode ser consultado a partir deste link) divulgou ao longo do dia de hoje vários vídeos onde mostram muitas novidades, que podem ser vistas muito brevemente nos vários canais da RTP.

rtp1.png

Começando pela RTP1:

  • Nova identidade visual com a remoção das letras R, T e P, deixando apenas a marca visual do canal com o número 1;
  • NOVOS PROGRAMAS: "Nelo & Dália"; "Treze"; "Donos Disto Tudo"; "A Arte Elétrica em Portugal"; "The Voice Portugal"; "5 Para a Meia Noite" (com novos apresentadores); "The Big Picture"; "Animais Anónimos"entre outros
  • ESTREIA DE FILMES: O pátio das Cantigas; ESPECIAL Cinema Indiano; "Os Maias"; "Os Gatos Não têm Vertigens"; entre outros
  • MAIS EM http://media.rtp.pt/extra/tv/rtp1-novidades-para-2015/

 

“Quem vê, quer ver”. O slogan da RTP2 mantém-se, mas a programação tem várias novas entradas para a época 2015/2016.

NOVIDADES DA RTP2:

  • LITERATURA AQUI

    O programa de literatura apresentado por Pedro Lamares está de volta com nome novo: Literatura Aqui. A palavra escrita continua em primeiro lugar.

  •  

    CONTENTOR 13
    O programa de televisão Contentor 13 é um espaço semanal de entrevistas, de aproximadamente 25 minutos, emitido, na sua primeira parte, a partir do Village Underground Lisboa e gravado em espaços exteriores na segunda parte.

  •  

    SUPER DIVA – ÓPERA PARA TODOS
    Catarina Molder é a Super Diva. A soprano teceu a ideia e vestiu a pele de apresentadora deste projeto. É um programa em que se descobrem impensáveis potencialidades da ópera e onde são chamados a participar conhecidos protagonistas.

  •  

    ORSON WELLS
    Um documentário biográfico sobre o grande realizador norte-americano Orson Wells para exibir no dia 11 de outubro, 100 anos passados sobre o seu nascimento. Produção: Wichita Films Ano: 2015

  •  

    KRUPPS FAMILY
    Todos conhecem a marca Krupps das varinhas mágicas mas poucos sabem como aquele império se formou. Mistérios e afetos de uma família “mais ou menos” como as outras.

  •  

    TROVADOR (“Il trovatore”)
    Ópera romântica em quatro atos, com libreto de Salvatore Cammarano, completado por Leone Emanuele Bardare (baseado no drama romântico El Trovador, do dramaturgo espanhol António Garcia Gutiérrez), e música de Giuseppe Verdi.

  •  

    CARMEN NA ARENA DE VERONA
    Uma das óperas mais populares gravada em Verona em Junho de 2014. Carmen é uma ópera em quatro atos do compositor francês Georges Bizet, com libreto de Henri Meilhac e Ludovic Halévy, baseado na novela homónima de Prosper Mérimée.

  •  

    GALA CELEBRAR JOHN WILLIAMS
    John Williams é um dos compositores orquestrais americanos mais populares e bem-sucedidos da era moderna. Com as suas partituras instantaneamente reconhecíveis, ele redefiniu a arte da música de cinema.

  •  

    VISITA GUIADA
    Um programa com autoria e apresentação de Paula Moura Pinheiro que continua a descobrir e a fazer-nos descobrir os tesouros do património português. Este é um programa que dá a conhecer o Património Cultural português. Património Cultural entendido num sentido alargado e privilegiando as várias regiões de Portugal continental e ilhas.

  • MAIS EM http://media.rtp.pt/extra/tv/rtp2-novidades-2015/

 

Dia 05 de outubro chega às televisões portuguesas o canal "RTP3", que vem substituir a RTP Informação. "A partir da meia-noite de dia 4 de outubro, deixará de existir a RTP Informação e nasce o terceiro canal: a RTP3. Um canal com o mote “Informação, informação, informação” e com 3 regras: rigor, isenção e pluralismo."

NOVIDADES DA RTP3:

  • 360º – Segunda a quinta-feira (21H00)
    A notícia vista de todos os ângulos e de todos os pontos de vista. No 360º aprofundamos e descodificamos os acontecimentos. Não basta saber o que se passa é preciso compreender a realidade à nossa volta. Com José Rodrigues dos Santos, João Adelino Faria e Maria Nobre.
  • O DIREITO E O AVESSO – Segunda (22h30)
    A justiça, os tribunais, as leis, o direito. Os grandes temas de justiça e os grandes casos que fazem as manchetes dos jornais. Um debate com José António Pinto Ribeiro, Paulo Saragoça da Mata e outros convidados. Com Cristina Esteves.
  • OS NÚMEROS DO DINHEIRO – Terça (22h30)
    A economia não é uma ciência exata. O que revelam e o que escondem os números? O sobe e desce da economia. Os grandes negócios. As visões opostas de Teixeira dos Santos, Braga de Macedo e Ricardo Pais Mamede. Com António Peres Metello.
  • GRANDE ENTREVISTA – Quarta-feira (22H30)
    Os grandes protagonistas do país estão na Grande Entrevista. Os rostos da notícia na política, nos negócios, nas artes, em todos os quadrantes da sociedade. Com Vitor Gonçalves.
  • GRANDE ÁREA – Quinta (22h30)
    O futebol dentro das 4 linhas. As jogadas, os lances vistos e comentados por quem sabe. Com Manuel Fernandes Silva.
  • SEXTA ÀS 10 – Sexta (22h00)
    A análise e o debate dos grandes temas de investigação do Sexta às 9. Com Sandra Felgueiras.
  • “O ÚLTIMO APAGA A LUZ” – Sexta (23h00)
    Quase a iniciar o fim de semana, Raquel Varela (historiadora), Joaquim Vieira (jornalista), Rodrigo Moita de Deus (cronista), Virgílio castelo (ator/autor) e Pedro Vieira (humorista e escritor) analisam, a partir das suas experiências profissionais, a forma como as noticias têm sido tratadas.
  • GRANDIOSA ENCICLOPEDIA DO LUDOPÉDIO – Sábado (14H15)
    Rui Miguel Tovar, João Coelho e Carlos Manuel Albuquerque, o pivô do programa. Mais do que um programa de futebol, este é um programa que pretende compreender o futebol através da sua história.
  • CENTRAL PARQUE – Sábado (18H15)
    Com Joana Stichini Vilela e Pedro Rolo Duarte vamos falar das novas tendências multiplataforma. O que se vê, o que se escreve e do que se fala.
  • POLITICA SUECA – Sábado (20h00)
    Um programa de análise da atualidade politica. Semanalmente Ricardo Jorge Pinto, Cristina Azevedo, Cerveira Pinto e Nicolau Vale Pais avaliam os temas e protagonistas da semana.
  • O PRINCIPIO DA INCERTEZA – Sábado (23H00)
    Viriato Soromenho Marques, Helena Matos e Daniel Deusdado são os protagonistas do programa. Um programa que a partir do passado tenta projetar o futuro.
  • TRIO DE ATAQUE – Domingo (22h00)
    O futebol não acaba nas 4 linhas. O grande debate é no Trio D’Ataque. O futebol visto à lupa e comentado por Miguel Guedes, João Gobern e Rui Oliveira e Costa. Com Hugo Gilberto.
  • HORAS EXTRAORDINÁRIAS – Segunda a quinta (23h30)
    Tudo o que se passa no mundo das artes está nas Horas Extraordinárias. A música, o teatro, o cinema, os livros. Com Teresa Nicolau.
  • JORNAL DO MEIO-DIA – Segunda a sexta (12h00)
    Toda a informação do dia que está acontecer está em antena, às 12H no Jornal do Meio Dia.
  • 18/20 – Segunda a sexta (18h00)
    Duas horas de informação ao final da tarde. Quando os portugueses regressam a casa, o 18/20 propõe a análise, a reportagem e o direto dos acontecimentos que estão a marcar a agenda informativa.
  • 24 HORAS – Diariamente (00h00)
    O que mais importante aconteceu nas últimas 24 horas. Durante uma hora de, tudo sobre o dia que passou e a perspetiva do dia que começa.
  • FONTE RETIRADA/MAIS INFO EM http://media.rtp.pt/extra/tv/e-nasceu-a-rtp3-o-canal-de-informacao-da-rtp/

 

"A RTP Memória entra na reta final do ano de 2015 com uma nova roupagem. São novOs programas, refazendo o que já existe, dando nova cor ao riquíssimo arquivo da RTP. O lema é “Traz para a Frente” e a palavra de ordem é inovar; fazer da RTP Memória um canal contemporâneo."

NOVIDADES DA RTP MEMÓRIA:

  • TRAZ PR’Á FRENTE
    Inês Lopes Gonçalves
    modera um debate com um painel de luxo: Fernando Alvim, Nuno Markl, Júlio Isidro e Álvaro Costa. Numa conversa desempoeirada lança-se a semana da RTP Memória à mesa, com os melhores conteúdos e surpresas em destaque.
  • INESQUECÍVEL
    Júlio Isidro
    convida personalidades a viajar pelas memórias da sua história na RTP. Talk-show semanal com nova cenografia e embrulho estético. O inesquecível anfitrião prepara surpresas que atravessam gerações.
  • RETROESCAVADORA
    O humor concentrado no arquivo, escavado e transportado até ao ecrã, pelo mestre-de-obras Fernando Alvim. Uma seleção de curtos momentos explorados num tom tão deprimente quanto o próprio obreiro promete.
  • GRAMOFONE
    Uma história da música na RTP. Um catálogo, acutilante, de momentos musicais que habitam o arquivo da RTP, com curadoria de João Carlos Callixto.
  • TRIBUTO
    Uma visão de autor sobre figuras incontornáveis do nosso imaginário mediático. Crónicas biográficas tratadas de forma pessoal e emocional, num tributo a personalidades da nossa memória coletiva, com apresentação e narração assinada por cada uma das incontornáveis apresentadoras.
  • MAIS EM http://media.rtp.pt/extra/tv/a-nova-rtp-memoria/

 

NOVIDADES DA ANTENA 3: 

Ainda não se sabe quando é que, por exemplo, a RTP1 vai adotar a sua nova imagem, os seus novos slogans, mas uma coisa é certa, a RTP3 vai para o ar no dia 05 de outubro, que poderá ser o dia em que a RTP vai renovar todos os seus canais.

NOTÍCIAS SOBRE A RTP em http://musicportugal.blogs.sapo.pt/tag/rtp1 ou no blog oficial do grupo RTP em http://media.rtp.pt/extra/