Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MUSICPORTUGAL

APOIAMOS O TALENTO NACIONAL

MUSICPORTUGAL

PUBLICIDADE

20 de Março, 2023

"A CASA DA MARIQUINHAS" DOS TEMPOS MODERNOS SERIA UM HOSTEL... "HOSTEL DA MARIQUINHAS" AGORA INTERPRETADO POR GISELA JOÃO

Depois de figurar como faixa extra da edição em vinil de "AuRora" - o mais recente álbum da artista - Gisela João disponibiliza agora nas plataformas digitais "Hostel da Mariquinhas".

 

Amália Rodrigues actualizou "A Casa da Mariquinhas" de Alfredo Marceneiro em "Vou Dar de Beber à Dor" - canção que ficou então conhecida do grande público. Desta feita, agarrando a versão de Amália e recuperando a origem de Marceneiro, Capicua reinventou mais uma vez a letra deste clássico. Gisela João canta, assim, o "Hostel da Mariquinhas", uma sátira à gentrificação da cidade de Lisboa.

 

Em 2013, no seu primeiro disco, a fadista já tinha apresentado "[A Casa da] Mariquinhas", que reflectia o que se passava em Portugal naquele período - um Portugal esquecido de si próprio. “Este Hostel da Mariquinhas é um espelho da situação actual do meu país. A Ana [Capicua] escreveu esta letra numa crónica para uma revista, e eu pedi-lhe imediatamente para a gravar. Fiquei desde logo impactada com a escrita da Ana, mais do que necessária”, comentou a artista.

 

Numa altura em que a crise imobiliária está na ordem do dia, com os portugueses a serem progressivamente afastados para a periferia, o "Hostel da Mariquinhas" não podia ter uma mensagem mais actual. Com a escrita afiada de Capicua, a interpretação intensa e expressiva de Gisela João enaltece a crítica jocosa a um país que é, cada vez mais, “para inglês ver”.

 

 

PLAYLIST MUSICPORTUGAL SPOTIFY - SÓ MÚSICA PORTUGUESA! ESTA MÚSICA JÁ LÁ ESTÁ! CLICA AQUI.