Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MUSICPORTUGAL

Um novo conceito de Música / A new concept of Music

Álbum da Semana #6: Stereossauro - Bairro da Ponte

Stereossauro deu agora o passo seguinte: "Bairro da Ponte". O trabalho com que sucede a "Bombas em Bombos", o seu primeiro álbum em nome próprio, editado em 2014, é, simplesmente, o mais ambicioso da sua carreira e um disco que tem tudo para assumir uma justa condição de registo histórico.

 

Partindo dos masters originais de Carlos Paredes e Amália Rodrigues depositados nos arquivos da Valentim de Carvalho, Stereossauro criou um espantoso trabalho de fusão entre tradição e modernidade, carregado de história mas também de sonhos de futuro. Este tipo de acesso tem sido raro na história da música – os US3 ou Madlib a abordarem livremente os arquivos da Blue Note são exemplos possíveis – e é totalmente inédito em Portugal. Nunca um produtor de hip hop no nosso país teve a possibilidade de pesquisar sem restrições neste género de arquivos, de aceder a masters e a bobines de multipistas e ouvir aquilo que muito pouca gente ouviu, para lá dos artistas e dos engenheiros de som envolvidos originalmente nas sessões. No caso de Amália, já nem a diva nem o seu engenheiro de sempre, o mestre Hugo Ribeiro, se encontram vivos, pelo que aquilo que Stereossauro escutou naquelas multipistas – a fadista a falar com os seus músicos entre takes, a dar instruções ao seu engenheiro – equivale, muito literalmente, a viajar no tempo, até às décadas de 60 ou 70 do século passado. E Stereossauro, quando descreve o processo, não esconde o entusiasmo e usa, com frequência, palavras como “arrepio” ou “privilégio”.

 

É com a voz de Amália que o "Bairro da Ponte" se abre: “eu canto este meu sangue, este meu povo”, revela a diva. E está criado o clima para um disco que ao longo de 19 faixas reúne um número sem precedente de convidados num projecto destes. Por ordem de entrada em cena: Camané, NBC, Slow J, Papillon, Plutónio, Ana Moura e DJ Ride, Dino d’Santiago, Carlos do Carmo, Legendary Tigerman e Ricardo Gordo, Gisela João, Capicua, Ace, Rui Reininho, Nerve, Razat e Paulo de Carvalho, Holly e Sr. Preto.

 

Este é o ÁLBUM DA SEMANA!

 

 

stereossauro_bairrodaponte.png