Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MUSICPORTUGAL

APOIAMOS O TALENTO NACIONAL! 🇵🇹

16.10.18

As crianças devem substituir a tecnologia por instrumentos musicais pois ajuda na aprendizagem cognitiva


Tiago Ferreira

Vivemos numa era digital, e as nossas crianças passam hoje mais tempo agarrados aos tablets e smartphones do que a brincar ao ar livre, como acontecia antigamente. É de conhecimento geral que o uso exagerado de tecnologia pode provocar vários problemas de saúde, como por exemplo o esquecimento. A estratégia de muitos pais para deixarem as crianças mais "calmas" é emprestarem um aparelho tecnológico, mas se queremos que as nossas crianças sejam mais inteligentes e saudáveis no futuro, e que tal substituir o tablet por um instrumento musical?

 

Por exemplo, pesquisadores da Universidade de Toronto realizaram um estudo com três grupos de crianças de 6 anos, que estudaram, separadamente, durante um ano, canto, piano e expressão dramática. As crianças que se dedicaram a estudar música foram as que apresentaram maiores padrões de inteligência.

 

«Tocar um instrumento, ter aulas de música ou ainda apreciar de forma activa a música, potencia a aprendizagem cognitiva, particularmente no campo do raciocínio lógico, da memória, do espaço e do raciocínio abstrato. Ao nível cerebral e do desenvolvimento neurológico, as recentes investigações sugerem ainda que a música expande os canais neuronais e potencia a ligação entre os dois hemisférios cerebrais. Quando a criança estuda música em conjunto com outras atividades, torna-se mais comunicativa e convive com regras de socialização. A criança aprende a respeitar o tempo e a vontade do próximo; a criticar de forma construtiva; a ter disciplina; a ouvir e interagir com o grupo.» FONTE: https://uptokids.pt/educacao/a-importancia-da-musica-no-desenvolvimento-das-crianca/.

 

A música tem um papel fundamental na vida do Homem e, mais especificamente, no desenvolvimento das crianças. Incentiva o gosto pela música e ouve boa música com o(a) teu(ua) filho(a)! A música é vida, e a MUSICPORTUGAL está cá para ajudar nesse aspeto!

 

musica.jpg