Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MUSICPORTUGAL

APOIAMOS O TALENTO NACIONAL

MUSICPORTUGAL

PUBLICIDADE

12 de Junho, 2019

Avishai Cohen, Salvador Sobral, Joe Armon Jones são alguns dos nomes que vão estar presentes no Matosinhos em Jazz 2019

O cartaz do Matosinhos em Jazz 2019 conta com Salvador Sobral, Avishai Cohen e Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Ricardo Toscano, Joe Armon Jones, Orquestra Jazz Matosinhos convida Fay Claasen, Bruno Pernadas, Susana Santos Silva e Inês Pimenta, que marcam presença no alinhamento do festival durante o mês de julho.

 

No mesmo espaço físico e temporal está patente uma exposição pública em que quatro artistas portugueses recriam capas icónicas do jazz mundial. O festival decorre durante o mês de julho, todos os sábados e domingos, com atuações às 18h, mesmo no Coreto em frente à CM Matosinhos
 
Para o fim-de-semana de arranque do festival, (dia 6) o saxofonista Ricardo Toscano é já um nome incontornável da história do jazz nacional. Apesar da tenra idade (25), o músico destaca-se há muitos anos pelo seu arrojo artístico e visão progressiva dojazz. Junto de elementos como João Pedro Coelho (piano), Romeu Tristão (contrabaixo) e João Lopes Pereira (bateria), o músico tem conquistado palcos e público por todo o país. No dia seguinte (dia 7), o cartaz destaca a compositora portuguesa Inês Pimenta para apresentação do álbum “Son of Daedalus”.
 
O pianista britânico Joe Armon Jones, que representa a nova cena jazz que nos invade a partir do Reino Unido tem sido destaque em todo o mundo, é peça fundamental dessa nova vaga (dia 13) e no dia seguinte (dia 14) é a vez de Bruno Pernadas apresentar o seu multi-facetado trabalho musical com incursões várias a nível estilísticos que viajam do jazz ao afrobeat passando pela improvisação. No fim-de-semana de encerramento dos concertos no Coreto, o Matosinhos em Jazz desafiou e Salvador Sobral aceitou. Um concerto em pleno Coreto no dia 20 de julho para apresentar o mais recente trabalho “Paris, Lisboa”. No dia seguinte (dia 21) é a trompetista Susana Santos Silva actuar com uma formação que inclui saxofone alto, flauta, piano, contrabaixo e bateria. 
 
O grande encerramento do festival é feito na Praça Guilhermina Suggia, em Matosinhos. “Good Times” Orquestra Jazz De Matosinhos Convida Fay Claasen (dia 26), uma voz única que se une numa só entidade sonora com a Orquestra Jazz de Matosinhos numa noite especial. 
 
A última noite do Festival fica a cargo de Avishai Cohen e da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, levando ao palco da Praça Guilhermina Suggia uma das maiores lendas do jazz dos tempos modernos. An Evening With Avishai Cohen And Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música (dia 27) marca o encerramento de mais uma edição do Festival Matosinhos em Jazz. 
 
No mesmo jardim onde consta o palco do festival (Coreto), está patente uma exposição de artistas, ilustradores, designers e fotógrafoBraulio Amado, Kruella D’Enfer, Catarina Glam Pedro MKK são os artistas convidados a recriar uma capa de um disco icónico do jazz mundial. O resultado das interpretações de cada um dos artistas fica exposto no Jardim Basílio Teles, junto à CM de Matosinhos, durante todo o mês de julho. Entrada livre. 
 


MATOSINHOS EM JAZZ 2019


06/07 Ricardo Toscano
07/07 Inês Pimenta
13/07 – Joe Armon Jones
14/07 – Bruno Pernadas
20/07 – Salvador Sobral
21/07 – Susana Santos Silva
26/07 - GOOD TIMES” ORQUESTRA JAZZ DE MATOSINHOS CONVIDA FAY CLAASEN
27/07 - AN EVENING WITH AVISHAI COHEN AND ORQUESTRA SINFÓNICA DO PORTO CASA DA MÚSICA

 

 

festivalmatosinhosemjazz2019.png