Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MUSICPORTUGAL

APOIAMOS O TALENTO NACIONAL! đŸ‡”đŸ‡č

06.08.20

CAROLINA DESLANDES E JIMMY P JUNTOS NO NOVO EP, "MERCÚRIO"


Tiago Ferreira

Bem-vindos a “MercĂșrio”, o planeta de Carolina Deslandes e Jimmy P que, a partir de agora, Ă© tambĂ©m o EP que reĂșne 5 temas originais de dois dos mais talentosos artistas da mĂșsica contemporĂąnea nacional.

 

A quarentena recente abriu uma cĂĄpsula de tempo e espaço para que as linguagens distintas dos dois amigos de longa data se encontrassem para criar ‘Don’t Let me Down’, ‘Jogo Sujo’, ‘Ruas da Cidade’, ‘Leva-me a Casa’ e ‘Dizer Adeus’ que dĂŁo vida a ‘MercĂșrio’. Recorde-se que o gosto por trabalharem juntos havia sido revelado em “Contigo”, uma primeira colaboração que resultou num single de enorme sucesso, lançado em Março de 2019 e que ainda hoje passa nas principais rĂĄdios nacionais.

 

Carolina Deslandes e Jimmy P decidiram revelar tudo sobre “MercĂșrio”, de uma vez sĂł, mĂșsicas e vĂ­deos, deixando apenas para depois a apresentação ao vivo da obra que forjaram juntos.

 

Paralelamente a este lançamento, Carolina Deslandes continua a trabalhar no sucessor de ‘Casa’, aquele que serĂĄ o seu quarto ĂĄlbum de originais, e Jimmy P tambĂ©m estĂĄ a preparar os singles que irĂŁo anteceder o seu quinto ĂĄlbum de originais. AtĂ© lĂĄ, ouçamos “MercĂșrio” e a reflexĂŁo de cada um dos artistas sobre a sua concepção:

 

Carolina Deslandes: «O ‘MercĂșrio’ surge como um escape emocional numa altura em que o confinamento se tornou irrespirĂĄvel. SentĂ­amos falta de criar, de nos voltarmos a sentir artistas na nossa rotina e na nossa cabeça. Eu jĂĄ tinha dito ao Jimmy que queria muito fazer um projecto com ele, mas na correria das nossas vidas nunca se tinha proporcionado. Foi este o momento. SĂŁo cançÔes e histĂłrias divididas entre dois universos, dois artistas, dois pais e dois amigos. O Jimmy fez com que eu elevasse a minha escrita e a minha essĂȘncia enquanto artista, saio deste projecto uma nova Carolina. E gosto mais desta. Falamos de tudo, com a crueza e a poesia que existem na vida de todos. Com tudo o que hĂĄ de mais mundano e de mais metafĂ­sico. Criamos um planeta paralelo para que estas cançÔes pudessem servir de escape, tambĂ©m, para quem as ouve e o nome MercĂșrio ilustra isso mesmo. Quando pesquisamos sobre ele descobrimos que MercĂșrio Ă© o planeta de Virgem e GĂ©meos. Tanto eu como o Jimmy somos Virgem com ascendente em GĂ©meos e tomamos isso como um sinal. Este era o nosso nome. Esta Ă© a consagração de uma amizade e admiração que trazemos hĂĄ muito tempo. ‘MercĂșrio’ nĂŁo Ă© nosso, Ă© de toda a gente.»

 

Jimmy P: «Este projeto concretiza um desejo antigo de fazer mĂșsica em parceria com outro artista. Acredito que este projeto acontece numa altura muito simĂ©trica das nossas vidas. Somos amigos de longa data, somos pais, e creio que nos encontrĂĄmos num lugar espiritual e emocional muito parecido, daĂ­ este encontro musical ter acontecido de forma tĂŁo natural e honesta. Contudo, Ă© importante salientar que nasce de uma necessidade, de nos sentirmos vivos e mĂșsicos, numa altura em que estamos impedidos de fazer espetĂĄculos. Entre a monotonia do confinamento e as rotinas diĂĄrias com os filhos, foi em chamadas em FaceTime a altas horas que encontrĂĄmos em ‘MercĂșrio’ uma forma de manter a sanidade. Ao longo deste processo houve uma partilha despretensiosa e genuĂ­na que resultou nestas histĂłrias e cançÔes. AlĂ©m de amigo, sou fĂŁ da Carolina, que Ă© para mim a melhor compositora da nossa geração. Esta experiĂȘncia fez-me crescer, explorar sonoridades e territĂłrios para os quais nĂŁo tenho uma inclinação natural. MercĂșrio’ é a representação do equilĂ­brio no que diz respeito Ă  polaridade (masculino/ feminino), um pouco como acontece neste projeto. É o equilĂ­brio entre dois artistas com linguagens muito distintas, mas que encontram em ‘MercĂșrio’ um lugar e um espaço de confluĂȘncia onde o seus imaginĂĄrios se fundem numa mesma identidade.»

 

 

mercurio.png