Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MUSICPORTUGAL

UM NOVO CONCEITO DE MÚSICA!

Dicas para conservar o vinil

Estamos no final de 2019 e os discos de vinil continuam a ser moda, devido ao seu formato e qualidade. Quem os coleciona já sabe de trás para a frente quais são as melhores formas de o conservar, mas quem vai agora começar a colecionar LP's precisa de saber algumas coisas... aqui ficam as nossas melhores dicas para conservares e aproveitares ao máximo o vinil:

 

 - Não toques nele! Pode parecer estranho, mas dedos engordurados, empoeirados e carregados de outras substâncias estranhas podem ajudar a arranhar e a manchar o vinil. Pegua sempre nele pelas bordas, pela etiqueta no centro do disco ou segura-o dentro da sua capa.

 

 - Mesmo dentro das capas do vinil, o disco vai ficando sujo... não existem fórmulas milagrosas de limpeza, por isso o ideal é partires da tradicional água e sabão (para remover gordura). Segundo o site catawiki, "Utilize um pano de limpeza de microfibra macio e limpo para uma limpeza profunda. Este tecido remove a sujidade facilmente e também absorve óleos. Molhe o pano em água quente, mas certifique-se de que não está demasiado molhado e de que não deixa qualquer água no vinil. Passe o pano com os dedos num movimento circular ao longo das ranhuras. Comece pelo centro e desloque-se em direção à extremidade. Depois, siga na direção contrária em direção ao interior. Se o fizer diversas vezes, os seus discos ficarão novamente limpos. Faça uma última passagem utilizando apenas água para garantir que não fica sabão no disco." Limpa o vinil sempre com uma escova de fibra de carbono, antes e depois de os ouvires. Isto impede a acumulação da sujidade e do pó. Limpa também a agulha, o prato giratório e os cartuchos do gira discos, porque eles também podem afetar o estado dos teus vinis.

 

 - Organiza os teus LP's sempre de forma vertical, em pé, e de preferência sem deixar espaços grandes entre um e outro.

 

 - Utiliza capas de plástico que protejam o exterior do LP e capas anti-estáticas que protejam o interior do LP.

 

 - Verifica sempre a agulha do teu gira-discos! Se a agulha já estiver muito gasta, vai começar a riscar o vinil e vai parecer que o mesmo não tem nenhuma faixa gravada. Renova a agulha junto de um profissional.

 

 - Se tiveres dúvidas sobre o estado do teu gira-discos, visita uma loja de música... se quiseres comprar mais vinis para a tua coleção aconselho a https://www.fnac.pt/ e a https://www.cdgo.com/.

 

Agora que tens uma noção de o que vinil precisa de ser tratado com muito amor e carinho, já podes aproveitar ao máximo a tua música! Se tiveres mais dicas de como conservar o vinil, envia-nos uma mensagem para radiomusicportugal@gmail.com.

 

1_wVYbIS-JknBNdpWcDfYIDw.jpeg