Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MUSICPORTUGAL

Um novo conceito de Música / A new concept of Music

[DÚVIDA / OPINIÃO] As nossas imagens têm direitos de autor?

Hoje temos uma questão para os nossos leitores e até para nós próprios... as imagens têm direitos de autor? E as nossas imagens, as imagens que aparecem no nosso blog, também têm direitos de autor?

"Imagens e fotografias, tais como os materiais escritos, estão sujeitos a direitos de autor. Alguém é dono delas, a menos que tenham sido explicitamentepostas em domínio público ou qualquer outra licença previamente conhecida. As imagens que estão na Internet devem ser directamente licenciadas pelo detentor do direito de autor ou alguém capaz de licenciar a obra em seu nome."

 

Estamos a colocar esta questão, porque recentemente a musicportugal deparou-se com uma situação muito feliz... numa promoção a um programa de tv da RTP1, estavam a utilizar uma imagem nossa, com os logos de identificação dos canais... num site sobre conteúdos televisivos também usavam uma imagem nossa, e num site de tecnologia, também estava lá presente uma imagem nossa. OK, até pode duvidar, e dizer que aquelas imagens que apareceram na tv e nos sites são dos próprios autores, mas como podemos confirmar que aqueles imagens são nossas? É muito dificil afirmar isso, mas como prova, basta pesquisar os títulos das imagens no google imagens, e ao abrir uma imagem semelhante, vai aparecer lá o endereço do nosso blog, porque fomos os primeiros a postar essas imagens... estamos para aqui a confudir a sua mente, mas é verdade o que lhe contamos.

 

Tudo o que encontramos pela net, imagens, histórias, vídeos... tudo tem sem dúvida nenhuma o selo de "DIREITO DE AUTOR", mas se uma imagem, um vídeo, uma história, não tem identificação do autor original da mesma, então pode ser usada de livre vontade por outro utilizador, respeitando sempre as normas de divulgação. Quem é blogger, devia de saber, que quando se copia um texto de outro site, quando se usa uma imagem de outro endereço, devia-se sempre de identificar no post o autor daquilo a que acabou de copiar.

 

A musicportugal quanto a essa política de "direitos de autor" respeita sempre... mas nós também temos direitos de autor nas nossas próprias imagens.... É assim, tudo aquilo que aparece no nosso blog, relativamente a imagens feitas por nós, é tudo sempre editado e criado por nós, mas quando são imagens de outros autores, nunca nos esqueçemos do autor da foto original, e afirmamos que a imagem pertence a outro autor, porque quando são imagens de outros sites, nunca colocamos o logo do nosso blog!!!!

Mas a partir de agora, como queremos ver o nome do nosso blog, em todo o lado, todas as imagens, que forem editadas / criadas por nós, terão colocadas o selo da MUSICPORTUGAL!!!!

 

Sejam textos, imagens, vídeos, música ou seja lá o que for, todas as coisas foram criadas por alguém, pertencem à alguém, e esse alguém tem o direito de determinar como essas coisas podem ser usadas.

 

"Sem uma lei que regule os direitos de autor, todos acabariam em lutas e brigas acerca de quem detém o quê, as formas de utilização de determinado produto ou obra e em discussão acerca dos direitos de propriedade intelectual. Há muito trabalho por detrás de todas as coisas que são criadas e o dia da Lei de Direitos de Autor é uma boa altura para pensar um pouco acerca do que seria o mundo se não houvesse uma lei para proteger os direitos, as ideias e as coisas de quem as cria ou produz. Nada é criado ao acaso. Seja música, livros, revistas, conteúdos televisivos ou de cinema, jogos ou programas de computador, toda a sua criação envolveu esforço árduo de quem os trouxe ao mundo, e é da nossa responsabilidade dar dar créditos e compensar a quem de direito." FONTE PPLWARE

 

DIREITOS DE AUTOR.png

IMAGEM - 

 

A partir de agora a MUSICPORTUGAL compromete-se a respeitar ainda mais os direitos de autor, mas queremos que as outras pessoas também respeitem os nosso direitos... se nós usámos imagens de outros locais, e fazemos a divulgação dos mesmos, porque é que as outras pessoas que utilizam as nossas imagens não identificam o nosso blog? Obrigado(a) pelo vosso apoio!