19 de Março, 2018
[ESPECIAL] "1986" - A banda sonora da nova série RTP escrita por Nuno Markl [+] lista dos clássicos usados na série
“1986”, a série estreou na semana passada na RTP1 e está disponível na RTP Play.
A série de televisão “ 1986” da RTP com argumento de Nuno Markl, é uma viagem no tempo da música, da política, da moda e do amor. 1986. Ano de eleições presidenciais, as mais concorridas da democracia portuguesa. Na segunda volta das eleições, o país divide-se entre Mário Soares e Freitas do Amaral. Esquerda e direita. O duelo contamina tudo: pais, filhos, professores, o seu dia a dia e até a clássica busca de todos pelo amor.
A convite de Nuno Markl, João Só ficou responsável pela banda sonora: “O que propus ao João Só foi que viajasse até um ano em que ele nem sequer ainda tinha nascido para criar canções que pudessem ter sido gravadas nessa altura. Felizmente, o João junta um talento gigante ao facto de ser uma enciclopédia viva de música e, para ele, não houve nenhuma montanha alta demais. Ele não só conhece toda a Música, como trabalha em qualquer estilo, sempre sem deixar de ser ele próprio. À excepção de duas canções – “Hoje Eu Vi o Mundo”, composta pelo Miguel Araújo, e “Ninguém”, pelo David Fonseca - ele escreveu letras e música para um desvario de estilos diferentes. As duas onde não participou como autor, ainda assim têm o seu dedo na produção e vozes.”
A banda sonora deste disco conta com artistas como: Ana Bacalhau, Catarina Salinas, David Fonseca, João Só, Lena D’Água, Márcia, Miguel Araújo, Tatanka, Rita Redshoes e Samuel Úria.
SMART LINK: https://1986.lnk.to/zDVFsPR
ALINHAMENTO DO DISCO:
1 - Rádio Boa Onda (Abertura de Emissão) - Tó
2 - Electrificados (João Só/Henrique Oliveira, João Só) – Catarina Salinas + João Só + Lena D’Água
3 - “Eu gostava de ser astronauta” – Marta & Professor Zé
4 - Pensamos No Futuro Amanhã (João Só) – Ana Bacalhau
5 - “O teu amiguinho do jardim infantil” – Fernando & Maria de Lurdes
6 - Hoje Eu Vi O Mundo (Miguel Araújo) – Miguel Araújo & João Só
7 - “Esse cruzeiro chamado primeira vez” – Sérgio, Tiago & Patrícia
8 - A América Ao Pequeno-Almoço (João Só) – Samuel Úria
9 - “Sabe o que é que dá cabo de mim?” – Eduardo & Alice
10 - O Que É Que Vês (João Só) – Márcia & Tatanka
11 - “Então o que é que se ouve?” – Tiago, Marta & Joana
12 - Ninguém (David Fonseca) – David Fonseca
13 - “Eu percebo as miúdas” – Marta & Gonçalo
14 – Quanto É Que Falta (João Só) – João Só
15 - “Ainda tenho tempo de cravar os dentes no teu pescoço” – Patrícia & Gonçalo
16 – A Verdade Nunca Sai À Rua (João Só/Nuno Rafael, João Só) – Rita Redshoes
17 - “O Romântico Gonçalo” – Gonçalo
18 - Rádio Boa Onda (Fecho de Emissão) – Tó
19 - DTAPE LOADING 1986,0:1 – Estúdio Zeco
A nova série da RTP1 também se fez de clássicos... portugueses e internacionais! Aqui fica a lista dos clássicos usados em toda a série, pela ordem em que aparecem. Segundo o Markl, «nenhuma outra playlist inclui Bauhaus e Zé Brasileiro Português de Braga!».
Acompanha a nova série da RTP, no facebook, em https://www.facebook.com/1986TV/.
Vê todos os episódios de "1986" em https://www.rtp.pt/programa/tv/p35529 [«Agora podem decidir se querem ver semanalmente na RTP1 todas as 3as feiras às 22h, capítulo a capítulo, ou fazer a viagem completa de 13 episódios AGORA MESMO, na RTP Play!... Ou talvez queiram fazer as duas coisas!]