Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MUSICPORTUGAL

Um novo conceito de Música / A new concept of Music

ESPECIAL I Estas são para mim as 5 melhores músicas dos Pink Floyd

Semanalmente, vou-te dar a conhecer quais são para mim as cinco melhores músicas de uma banda / artista que vou escolher aleatoriamente. Vai ser um desafio muito complicado, pois muitas vezes é difícil escolher só cinco músicas preferidas...

 

Hoje, em destaque, a banda britânica de rock, Pink Floyd, formada em Londres em 1965, por Syd Barrett (guitarrista e vocalista), Nick Mason (baterista), Roger Waters (baixista e vocalista) e Richard Wright (teclista e vocalista). Em dezembro de 1967, David Gilmour integrou a banda e mais tarde, em abril de 1968, saiu Syd Barrett. Wright foi expulso em 1979 e Waters anunciou a sua saída em 1985, afirmando que o grupo era uma "força criativa gasta". Gilmour e Mason decidiram continuar com os Pink Floyd, trazendo consigo Richard. Apesar de todas estas mudanças, a banda foi sempre considerada como um dos grupos de rock mais influentes e comercialmente bem-sucedidos da história da música.

 

Chegou a altura de responder ao desafio... estas são para mim as 5 melhores músicas dos Pink Floyd:

 

 

"Wish You Were Here" é a quarta faixa do álbum de estúdio "Wish You Were Here". A sua letra é, como boa parte do álbum, dirigida a Syd Barrett, por causa de questões como a deterioração mental e a sua ausência. A música pode ser também interpretada como um desabafo de uma pessoa que sente falta da outra. Roger Waters refere-se à letra como um debate interno de uma pessoa consigo mesma, onde uma parte quer seguir a vida conforme as conveniências da sociedade e a outra parte que se debate para libertar-se dessa forma enjaulada da vida.

 

 

Escrita por Roger Waters, "Money" faz parte do álbum "The Dark Side of the Moon", e é a única canção no álbum que entrou para o Top 20 da Billboard Hot 100. “Money” é conhecida pela sua incomum assinatura de tempo 7/4–4/4 e o som de moedas e da caixa registadora que dão início à canção. 

 

 

"Another Brick in the Wall" é a faixa do álbum "The Wall". É dividida em três partes, sendo elas a "Parte I", "Parte II" e "Parte III". A música é basicamente uma crítica ao rígido sistema educacional, especialmente dos internatos. A minha parte preferida é a segunda que é tão famosa pela sua letra tanto pelo seu peculiar riff de guitarra. A música é constituída, basicamente, por guitarras limpas no fundo, baixo e bateria. O destaque fica para o vocal das crianças da Islington Green School (escola nas proximidades do estúdio Brittania Row).

 

 

"Learning to Fly" é a segunda faixa do álbum "A Momentary Lapse of Reason". A letra descreve os sentimentos do músico pela aviação, algo que, na época era uma das grandes paixões de Gilmour. No entanto, a música pode ser interpretada como uma metáfora a respeito das mudanças na formação dos Pink Floyd e da nova posição de David Gilmour como líder do grupo após a saída de Roger Waters.

 

 

"Time" é a quarta faixa do álbum "The Dark Side of the Moon". A letra da canção foi escrita por Roger Waters, que percebe que a vida não é tanto sobre a preparação do que vai acontecer connosco, mas sim sobre o controlo do nosso destino. Aludindo à sua mãe, que tinha uma obsessão com a educação, a canção diz-nos que o tempo passa muito rapidamente, e que a partir de uma certa idade não podemos mais fazer as coisas do passado.

 

 

Fica agora como sugestão, este espetacular best of dos Pink Floyd... perfeito para ouvir e guardar na coleção de CD's ou na playlist pessoal do Spotify!

[disponível na FNAC por apenas 10€ - https://www.fnac.pt/Pink-Floyd-A-Foot-in-the-Door-CD-Album/a360535]

 

 

E para ti, quais são as 5 melhores músicas dos Pink Floyd? Responde nos comentários!

 

pinkfloyd.png