Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MUSICPORTUGAL

APOIAMOS O TALENTO NACIONAL! 🇵🇹

23.04.20

GOOGLE LANÇA O PROJETO "COVID-19 COMMUNITY MOBILITY REPORTS" ONDE PODES DESCOBRIR QUAIS FORAM AS MUDANÇAS DE HÁBITOS DAS PESSOAS ANTES E DEPOIS DO INÍCIO DA PANDEMIA


Tiago Ferreira

O coronavírus mudou um bocadinho o nosso mundo. Deixámos de estar todos juntos, passamos a estar mais tempo em casa, não fomos mais ao nosso restaurante preferido, etc. São várias as mudanças nos hábitos de milhares de pessoas antes e depois do início da pandemia. 

 

Uma coisa é certa, mesmo que isto passe, vamos continuar a "sofrer" com algumas medidas de segurança, como o uso obrigatório de máscara e luvas. Enquanto não existir uma vacina para o COVID-19, os números vão continuar a subir, mesmo que de forma moderada ou lenta, e vamos continuar a estar proibidos de fazer algumas coisas.

É preciso não perder esperança... vai demorar, mas vai correr tudo bem!

 

À medida que as comunidades globais respondem ao vírus, a Google ouviu das autoridades de saúde pública que o mesmo tipo de informações agregadas e anônimas que usam em produtos como o Google Maps, as mesmas informações podiam ser úteis pois tomam decisões críticas para combater o COVID-19.

 

Caso não saibas, o Google Maps armazena várias informações e sabe de forma bastante surpreendente se estamos ou não a cumprir as recomendações das autoridades de saúde e como é que os nossos hábitos diários em termos de mobilidade se alteraram... um bocadinho assustador, saber que a Google recolhe essas informações sobre nós, mas isso é outra conversa. É importante referir, que a Google quando trata desses dados o que importa são as tendências globais e não o que cada um de nós faz.

 

Graças a esses dados, foi possível à empresa compilar todos essas informações no projeto "COVID-19 COMMUNITY MOBILITY REPORTS". Aqui podemos encontrar relatórios por país que mostram então quais foram as diferenças nos hábitos antes e depois do início da pandemia do coronavírus. Nesta plataforma conseguimos saber ainda o que é que mudou ao nível da procura de artigos ou espaços de lazer, comércio, transportes públicos, farmácias, etc.

 

Na página oficial do projeto, conseguimos então encontrar os dados por país... os ficheiros estão disponíveis no formato PDF para que os possas descarregar e analisar com mais atenção. Para esta notícia, pegamos obviamente no ficheiro "Portugal".

 

Através deste documento, conseguimos saber que...

[dados entre 29 de fevereiro e 11 de abril de 2020]

 

 - As tendências de mobilidade para lugares como restaurantes, cafés, centros comerciais, parques temáticos, museus, bibliotecas ou cinemas caíram -78%;

 - Idas a lugares como supermercados, mercados, drogarias, e farmácias caíram -40%;

 - Idas a parques, praias, jardins públicos também caíram -73%;

 - Utilização de transportes públicos como metro, autocarros, comboio caíram -77%;

 - Idas para os locais de trabalho reduziram em -58%;

 - A taxa de ficar em casa aumentou, como seria de esperar, em +26%.

 

No documento, consegues analisar os dados por cidade (Porto, Lisboa, Açores, etc.).

https://www.gstatic.com/covid19/mobility/2020-04-11_PT_Mobility_Report_en.pdf

 

É uma excelente ideia a Google partilhar estes dados com todos nós, mas a empresa diz que a principal ideia desta plataforma é servir as autoridades públicas de saúde na ajuda ao combate do vírus. Segundo informações do blog oficial da Google, “Além de outros recursos que as autoridades de saúde pública possam ter, esperamos que esses relatórios ajudem a apoiar decisões sobre como gerir a pandemia de Covid-19. Por exemplo, estas informações podem ajudar as autoridades a entender mudanças em viagens essenciais que podem moldar recomendações sobre os horários comerciais ou informar as ofertas de serviços de entrega. Da mesma forma, visitas persistentes a pontos de transportes públicos podem indicar a necessidade de adicionar mais autocarros ou comboios para permitir que as pessoas que precisam viajar para o espaço se espalhem para o distanciamento social”.

 

Faz a tua parte, e fica em casa!

Se tiveres que sair de casa, não te esqueças de usar máscara e luvas... a segurança deve ser a tua principal prioridade.

Vai ficar tudo bem! Acredita.

 

google.jpg

FONTE NOTÍCIA: https://shifter.sapo.pt/2020/04/google-relatorio-covid-19/