Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MUSICPORTUGAL

APOIAMOS O TALENTO NACIONAL! 🇵🇹

17.03.21

MÚSICA NOVA DO DIA I TELMO PIRES - NÃO SOU NASCIDO DO FADO


Tiago Ferreira

Telmo Pires lançou o quinto single do seu álbum "Através do Fado" com um "self-made-in-lockdown" videoclipe do tema “Não sou nascido do Fado”.
 
"Não sou nascido do Fado, nasci do mundo e da vida" - logo as primeiras palavras deste poema não podiam descrever melhor o que Telmo Pires é e o que hoje representa.

Telmo Pires nem perto do fado nasceu, mas bem longe em terras transmontanas e, mesmo desse local foi afastado para ainda mais longe: para a Alemanha, país onde cresceu. Deve-se talvez ao fato de ter estado distante do seu país, que Telmo Pires teve que encontrar o seu próprio caminho para descobrir e se aproximar do fado. De um fado que é só seu, de uma forma se estar e de sentir que é só sua. 


Para este poema escrito pela colega e amiga Ana Laíns escolheu o tradicional "Fado Lopes" de Mário José Lopes. 
É assim que consegue dar o peso necessário às palavras e uma certa dureza e agressividade à mensagem que quer transportar. O fado de Telmo Pires é o contrário d'um lamento, é o encarar do seu destino e da sua vida.
E como a água moldável que corre, mesmo contra todos os obstáculos para o mar, o fado de Telmo Pires corre-lhe nas veias e consegue chegar aos corações do seu público.
 
"Não sou nascido do Fado" faz parte do sexto álbum de Telmo Pires,  "Através do Fado" editado a 21 de fevereiro de 2020.

 

 

TELMO PIRES.jpg