Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MUSICPORTUGAL

APOIAMOS O TALENTO NACIONAL! 🇵🇹

12.06.20

NORAH JONES LANÇA NOVO ÁLBUM, "PICK ME UP OFF THE FLOOR". OUVE-O AQUI!


Tiago Ferreira

A cantora vencedora de nove Grammys, compositora e pianista Norah Jones lançou hoje, 12 de junho, o seu sétimo álbum de estúdio, “Pick Me Up Off The Floor”, com o apoio da rádio Smooth FM. O álbum conta com colaboradores como Jeff Tweedy e Brian Blade num alinhamento de 11 novas canções escritas ou coescritas por Jones que falam profundamente sobre o momento em que vivemos.

 

Norah Jones não tinha entre os seus planos fazer um novo álbum. Após concluir a digressão de "Day Breaks" (2016) - o seu disco de regresso ao piano jazz - a cantora afastou-se do ciclo de criação de álbuns e entrou em território desconhecido: iniciou uma série de sessões de gravação com vários colaboradores que resultaram numa diversidade de singles (com Mavis Staples, Rodrigo Amarante, Thomas Bartlett, Tarriona Tank Ball, entre outros). Mas depois, lenta mas seguramente, as músicas das gravações que Norah Jones não lançou fixaram-se exatamente na mesma forma que ela queria evitar - um álbum. Mas "Pick Me Up Off The Floor" não é uma colagem desconexa de canções. É um disco que se mantém belissimamente coeso, assente no ritmo astuto dos seus trios para piano, nas letras que confrontam a perda e a esperança e num ambiente pesado que se aproxima da escuridão antes de finalmente encontrar a luz.

 

"Em cada sessão de gravação houve canções que não lancei e elas foram-se somando ao longo dos últimos dois anos", diz Norah Jones. "Apaixonei-me verdadeiramente por elas, tinha as misturas rough no meu telemóvel e ouvia-as enquanto passeava o meu cão. As canções ficaram presas na minha cabeça e percebi que tinham este surreal fio condutor comum a atravessá-las. É como um sonho febril que tem lugar algures entre Deus, o Diabo, o coração, o país, o planeta e eu."

 

Tal como este conjunto de músicas mistura cores sonoras (blues, soul, Americana e vários tons de jazz), também transforma o pessoal e o político, a dor específica e o trauma social, num corpo vivo. Até o significado do título do álbum parece mudar. As palavras "Pick Me Up Off The Floor" por vezes são um apelo à intervenção externa, mas noutros momentos a frase parece uma declaração de intenções.

 

“Não sei se estava apenas no momento ou se esse processo o ativou, mas senti-me mais criativa no ano passado do que alguma vez senti”, diz Norah Jones. Ao repensar completamente a forma como fazia música, Jones descobriu uma nova fonte de inspiração, com o resultado feliz e inesperado de fazer um álbum de uma profundidade e beleza tremendas que nem a própria esperava atingir.

 

Ouve aqui o novo álbum da Norah Jones, "Pick Me Up Off The Floor".

 

 

NORAH JONES - "PICK ME UP OFF THE FLOOR"

Link digital: https://pt.umusic-online.com/4YZ5-12IA-MAAG9-OKUE-1/c.aspx 

 

norahjones_novoalbum.png