Novo grafismo da RTP2 ("Culta e Adulta")
Depois da RTP3, da RTP Memória e da RTP1, desta vez foi a RTP2 que sofreu uma mudança visual, no que toca ao seu grafismo e identidade. 21:00 do dia 09 de maio de 2016 - foi a esta hora e neste dia que o segundo canal da rádio e televisão portuguesa alterou o seu "aspeto", para poder estar mais familiarizado com os restantes canais da RTP, isto é, para que seguisse “a linha orientadora transversal” aos canais RTP.
"10 anos de “Quem vê, quer ver” depois, eis que surge uma nova RTP2. Com nova imagem, com cores renovadas, com diferente programação e com outra assinatura. “Culta e adulta” marca uma nova era na história da RTP2. Na festa de apresentação das novidades, Teresa Paixão, diretora do canal, fez questão de explicar que a RTP2 é um “canal cultural para minorias que promove o pensamento tanto em crianças como em adultos”. Outra das novidades a partir de hoje no canal é a identidade gráfica. O responsável pela mudança visual da RTP2, Nicolau Tudela explicou que tudo foi pensado para que seguisse “a linha orientadora transversal” aos canais RTP. Nicolau Tudela falou da importância da criatividade no processo de elaboração da nova linha gráfica e para que “tanto na tipografia como na cor houvesse uma harmonia”." FONTE RTP EXTRA
Aqui em baixo pode ver algumas imagens, captadas pelo nosso diretor no seu telemóvel, à cerca do novo grafismo do canal 2 da RTP, que já conta com mais de 40 anos de história!
Além do novo grafismo, o canal 2 da RTP tem preparado para os seus telespectadores novos programas, que virão a ser integrados, na nova grelha de programação da RTP2, já a partir deste verão.
"O Verão vai ter notícias mais tarde, séries europeias, os Jogos Olímpicos e documentários que vão de Bergman a Givenchy num pacote que custará 500 mil euros." "Mas é em Junho que o Verão começa e é um Verão que vai custar ao segundo canal “meio milhão de euros”, diz Teresa Paixão, um valor “irrisório para a Europa”, compara, e superior ao investido em anos anteriores. Lembra o caso de 2014, em que o Verão foi “todo de graça, só com repetições e 10 ou 15 mil euros gastos com os direitos do Tour de France”. Os Jogos Olímpicos representam uma fatia dos gastos de 2016, embora apenas 10% do gasto pela RTP1, quantifica, que transmitirá as modalidades principais."
FONTE JORNAL PÚBLICO: https://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/as-origens-da-pide-o-regresso-da-opera-com-luis-miguel-cintra-e-depois-o-verao-da-rtp2-1731458
Esta é a "nova RTP2 culta e adulta".