Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MUSICPORTUGAL

APOIAMOS O TALENTO NACIONAL! 🇵🇹

06.03.17

P.P [Partilha.Pessoal] I «Caminhada da Quaresma» - 1º SEMANA (por Tiago)


Tiago Ferreira

«Para aqueles que já são batizados, crismados e alimentados na Eucaristia, a Quaresma é uma oportunidade de revitalizar a graça recebida e de se deixar renovar nas fontes da alegria, de modo que transbordem e irradiem, ao longe e ao largo. O tempo pascal é por excelência o tempo da mistagogia, propício a saborear e a partilhar, em chave missionária, a graça recebida.»

A MUSICPORTUGAL não serve só para falar de música, televisão, cultura... a MUSICPORTUGAL também é um blog que te pode ajudar a refletir nos momentos ideais, por isso ao longo das próximas seis semanas da Quaresma, vou tentar aprofundar o verdadeiro significado dos símbolos batismais da água, da luz e da vida. Quem me conhece sabe que sou uma pessoa muito ligada à religião, e então este ano, tive a bela decisão de partilhar com os meus leitores, o que realmente significa a Quaresma para mim! Procura através destas minhas partilhas pessoais, o verdadeiro significado desta época, e convido-te assim, nestes dias até à Páscoa, a refletir… individualmente, na tua família, com os teus amigos e na tua equipa de trabalho, sobre o que podes renovar, crescendo mais espiritualmente num percurso de partilha, de consciência e de fé.

 

 

1º SEMANA DA QUARESMA

 

Tema do 1º Domingo da Quaresma

«No início da nossa caminhada quaresmal, a Palavra de Deus convida-nos à “conversão” – isto é, a recolocar Deus no centro da nossa existência, a aceitar a comunhão com Ele, a escutar as suas propostas, a concretizar no mundo – com fidelidade – os seus projectos.
A primeira leitura afirma que Deus criou o homem para a felicidade e para a vida plena. Quando escutamos as propostas de Deus, conhecemos a vida e a felicidade; mas, sempre que prescindimos de Deus e nos fechamos em nós próprios, inventamos esquemas de egoísmo, de orgulho e de prepotência e construímos caminhos de sofrimento e de morte.
A segunda leitura propõe-nos dois exemplos: Adão e Jesus. Adão representa o homem que escolhe ignorar as propostas de Deus e decidir, por si só, os caminhos da salvação e da vida plena; Jesus é o homem que escolhe viver na obediência às propostas de Deus e que vive na obediência aos projectos do Pai. O esquema de Adão gera egoísmo, sofrimento e morte; o esquema de Jesus gera vida plena e definitiva.
O Evangelho apresenta, de forma mais clara, o exemplo de Jesus. Ele recusou – de forma absoluta – uma vida vivida à margem de Deus e dos seus projectos. A Palavra de Deus garante que, na perspectiva cristã, uma vida que ignora os projectos do Pai e aposta em esquemas de realização pessoal é uma vida perdida e sem sentido; e que toda a tentação de ignorar Deus e as suas propostas é uma tentação diabólica e que o cristão deve, firmemente, rejeitar.» http://www.dehonianos.org/portal/01o-domingo-da-quaresma-ano-a/

 

 

O deserto é o lugar da liberdade e da tentação. Da fidelidade a Deus e da dúvida. Do amor e dos egoísmos. Do caminho e da queda. Jesus foi até lá para clarificar a sua identidade, para Se confrontrar com os diferentes projetos de vida. E saiu de lá fortalecido. Vencedor sobre todas as tentações fáceis que Lhe propunham ser menos. Quaresma é o tempo de tu ires para o deserto. Não vais sozinho. Lá está Jesus, do teu lado. A fortalecer a tua decisão.

 

 

Fica agora com uma proposta de oração:

 

«Espírito Santo de Deus,

força de Jesus e minha força:

ampara-me no meu caminho,

sacia as minhas sedes.

Converte-me ao teu amor.

Leva-me ao encontro de Jesus que é caminho suave, verdade

luminosa e vida abundante»

 

17021579_1296295370466709_5801618573997282182_n.pn

 

No próximo domingo fica atento ao nosso blog, pois vamos continuar a fazer desta Quaresma um caminho que nos conduza á mudança! A uma mudança de interior, que nos liberta de tudo aquilo que nos afasta de Deus.

Partilha comigo os teus pensamentos pessoais... o que quiseres! Está à vontade. Afinal de contas, todos temos o direito de poder fazer as nossas PARTILHAS.PESSOAIS!