Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MUSICPORTUGAL

APOIAMOS O TALENTO NACIONAL! 🇵🇹

23.03.17

P.P [Partilha.Pessoal] - «vício de amêndoas... da Páscoa»


Tiago Ferreira

A Páscoa está quase aí, e o vício das amêndoas já começou!!! Se fizer uma pesquisa pelo Google, as amêndoas (só amêndoas) têm muitos benefícios para a nossa saúde como por exemplo «ajudar a tratar a osteoporose, porque a amêndoa é um alimento muito rico em cálcio e magnésio, que ajuda a manter a saúde dos ossos.». Mas quando falamos em Páscoa, e amêndoas, com certeza que não estamos a falar das tais amêndoas que trazem benefícios para a saúde. Estamos a falar de amêndoas recheadas de chocolate, drageias de licor, amêndoas tipo francês, etc. E quem é que não adora uma boa amêndoa, doce, nesta época tão especial?! Se no Natal, podemos comer à vontade [à vontade também não digo!!!], rabanadas cheias de açúcar, pão de ló, bolo rei cheio de frutas cristalizadas, na Páscoa também podemos comer à vontadinha [mais uma vez à vontadinha também não digo!!!] amêndoas... amêndoas, e mais amêndoas, sem exagerar claro! E muitos não resistem a um pacote de amêndoas, entre amêndoas e drageias com várias coberturas e sabores distintos.

 

«As amêndoas são um fruto gordo indissociável da Páscoa. Se olhar para as amêndoas da Páscoa com atenção verá que se parecem com pequenos ovos coloridos. Com uma razão de ser: estas amêndoas são um tributo aos ovos, símbolo da Páscoa e da renovação da vida que chega com a Primavera. Em Portugal, as amêndoas fazem parte de muitas tradições e rituais ligados à Páscoa e todas elas pressupõem uma regra: devem sempre ser oferecidas.»

 

 

Decidi escrever este post sobre as amêndoas, pois esta semana, quando me dirigi a um hipermercado, a primeira coisa que me apareceu à frente, foi "FEIRA DA PÁSCOA", com montes e montes de amêndoas, de todo o tipo, e de todos os preços. Bem podemos encontrar sacos de amêndoas a 0,89€, como sacos a mais de 2,99€. Existem para o tipo de gostos, e ninguém despensa um pacote para adoçar o seu dia e semana. Fui fazer algumas compras para esta semana, e antes de chegar à caixa para pagar os artigos, disse para mim mesmo... "não consigo resistir a levar um saco de amêndoas... do mais barato de preferência!". AQUI ESTÁ O MEU VÍCIO PELAS AMÊNDOAS DA PÁSCOA!!! Lá tive eu que voltar a trás para ir buscar um pacote, o mais barato possíveL, e acabei por vir pelo caminho, a devorar umas deliciosas drageias de chocolate. Agora tenho que pensar, que da próxima vez que for ao tal hipermercado, não posso comprar outro saco de amêndoas, pois ainda tenho um resto cá em casa... pra semana talvez compre outro ahahahahhh... não posso... nem tu... não podemos exagerar!

 

Mas nesta altura do ano, não encontramos só amêndoas nos hiper e supermercados... as amêndoas continuam a ser um clássico da festividade, uma excelente oferta para todas idades. «No Minho era costume as raparigas novas oferecerem ovos aos rapazes, pedindo em troca que lhes dessem amêndoas. Na Figueira da Foz, o primeiro a escolher um padrinho e a pedir-lhe amêndoas, era o que as recebia no domingo de Páscoa. Em Torre de Moncorvo as amêndoas são enroladas à mão numa calda de açúcar por mulheres experientes. As amêndoas são primeiro peladas e torradas e só depois envolvidas na calda. Levam uma semana a fazer, rodando lentamente – e à mão – na calda de açúcar até ficarem prontas. O resultado final são umas amêndoas de capa branca, irregular, a fazer lembrar uma renda. Em Alcobaça ainda há quem mantenha o fabrico de amêndoas de forma artesanal. Além da versão coberta de açúcar caramelizado (castanhas e irregulares), também se fazem com recheio de frutas como framboesa ou limão.» FONTE PINGO DOCE - https://www.pingodoce.pt/historias-de-cozinha/artigos/amendoas-da-pascoa-delicias-coloridas/

 

 

Isto tudo serve para pensarmos, porque é que os hipermercados não disponibilizam, numa pequena prateleira, alguns sacos de amêndoas durante todo o ano? Seria uma excelente ideia, alguém criar um negócio, tipo mercearia, e disponibilizar durante todo o ano, os artigos que só vemos à venda em épocas especiais! Aproveita bem a época da Quaresma, bem como o dia de Páscoa, para comeres as amêndoas que te apetecer... pensa que agora só exageras em doces e salgados, só no tempo das Festas Populares... até lá fazes uma dieta, como é o que eu vou fazer!

 

ATENÇÃO que estas amêndoas de Páscoa estão obviamente cheias de AÇÚCAR, AÇÚCAR, AÇÚCAR. Açúcar, que nos sabe tão bem, mas que, consumido nas quantidades industriais a que estamos habituados, nos faz muito mal. Por isso não abuses nas amêndoas, come umas de vez em quando, e se conseguires, substitui as amêndoas cheias de açúcar pela velhinha, saudável e tão saborosa amêndoa natural!!!

 

páscoa amendoas.png

 

«P.P - PARTILHA.PESSOAL, é o novo espaço pessoal da MUSICPORTUGAL, onde várias vezes por mês (quando me sentir inspirado para escrever), tento desabafar com os meus leitores, assuntos que se encontrem interligados com os conceitos deste blog.»

Partilha comigo os teus pensamentos pessoais... o que quiseres! Está à vontade. Afinal de contas, todos temos o direito de poder fazer as nossas PARTILHAS.PESSOAIS!