14 de Março, 2019
Rádio Comercial vs. RFM... afinal, qual é a rádio mais ouvida em Portugal?
Líder só pode haver um, mas as duas principais rádios de Portugal dizem que são líderes de audiência... como é que isso é possível? Passo a explicar:
Na medição de audiências da rádio existem três indicadores: a Audiência Acumulada de Véspera (AAV - número ou percentagem de indivíduos que escutaram uma estação, no período de um dia, independentemente do tempo despendido); o reach semanal (número ou percentagem de indivíduos que escutaram uma estação de rádio, no período de uma semana [sete dias], independentemente do tempo despendido); e o share de audiência (percentagem de tempo despendido, por um conjunto de indivíduos, na escuta de uma estação, relativamente ao tempo total de audição de Rádio, num dado período).
Na primeira vaga de 2019 do Bareme Rádio da Marktest, a Rádio Comercial é lider na Audiência Acumulada de Véspera com 18% contra os 17,6% da RFM e líder no reach semanal com 38,6% versus 37,3% da RFM, enquanto que a RFM é líder no share de audiência com 23,7% versus 20,6% da Comercial.
Por isso é que ambas as rádios podem-se considerar líderes... mas na verdade, aquele indicador mais importante que define qual é a rádio mais ouvida em Portugal acaba por concluir que, neste momento, é a Rádio Comercial a rádio preferida dos portugueses.