18.08.20
VIAGEM NO TEMPO đ DUO OURO NEGRO - BAILIA DOS TROVADORES (1974)
Tiago Ferreira
RaĂșl Indipwo e Milo MacMahon formaram em 1959 os Duo Ouro Negro, em Vila Carmona, atual UĂge em Angola.Â
Â
Começaram por se chamar "Ouro Negro". O nome, esse sugerido pela locutora Maria LucĂlia Dias da RĂĄdio Clube do Congo PortuguĂȘs, designava localmente tudo o que fosse excepcional. O projeto centrava-se no folclore angolano de vĂĄrias etnias e lĂnguas.
Â
Os Duo Ouro Negro tocavam em todo o mundo, desde a AmĂ©rica Latina ao JapĂŁo, passando pelo principado do MĂłnaco. Participaram no Grande PrĂ©mio TV RTP da Canção de 1967 com "Livro Sem Fim" e "Quando Amanhecer", no Festival RTP da Canção de 1969 com "Tenho Amor Para Amar" que fica novamente em 2Âș lugar, e tambĂ©m no Festival RTP da Canção de 1974 com "Bailia dos Trovadores", tema que recordamos hoje no VIAGEM NO TEMPO.
Â
"Bailia dos Trovadores" ficou em 4.Âș lugar do Festival da Canção. Este single entĂŁo publicado pela Valentim de Carvalho trazia no lado B a canção "Vamos Erguer a Vida", um original de Sequeira Afonso.
Â
"O EspectĂĄculo Ă© Ouro Negro", "Mulowa Ăfrica", "Blackground", "Lindeza!" e "Aos Nossos Amigos" sĂŁo os principais ĂĄlbuns dos Duo Ouro Negro.
Â
Recorda grandes clĂĄssicos da mĂșsica portuguesa na MUSICPORTUGAL, porque aqui APOIAMOS O TALENTO NACIONAL!
Â
Â